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Usando o Telefone

 

Usando o Telefone

 

Muitas pessoas, que gaguejam ou não, têm dificuldade em usar o telefone.
 
Ouça alguns "não-gagos" falando ao telefone. Alguns levam vários segundos para responder. Outros fazem "É...", "Hum..." e "Ah..." com frequência. Outros, ainda, gesticulam muito, fazem caras e bocas ou falam excessivamente alto e de forma agressiva.
 
Usar o telefone pode causar uma grande dose de angústia e cada pessoa deve aprender a lidar com esta angústia de sua própria maneira.
 
Se você gagueja e tem problemas para usar o telefone, você poderá achar muito úteis os conselhos a seguir.
 
 
 
LIGANDO PARA OUTROS
 
Fazer uma ligação pode dividir-se em três fases: preparação, ligação em si e avaliação da forma como você agiu. 
 
PREPARAÇÃO
 
Tenha certeza que sabe porque está ligando. Escreva os pontos principais em um papel e mantenha-o sempre à sua frente ao ligar.
 
Tente ligar para um amigo ou parente antes da "grande ligação". Isto pode te ajudar a relaxar.
 
Se você tem várias ligações para fazer, liste-as em ordem de importância. Comece com a mais fácil e vá seguindo até a mais difícil.
 
Nunca adie uma ligação que precisa ser feita. Isto só tornará tudo mais difícil e estressante.
 
A LIGAÇÃO
 
Frequentemente a parte mais difícil é pedir para falar com a pessoa certa. Se você liga para uma empresa, por exemplo, pode ser mais fácil pedir para falar com tal ramal ou algum departamento específico do que dizer o nome de alguém. Tenha algumas primeiras palavras alternativas para iniciar a conversa; seja flexível naquilo que quer dizer. Se você começar a bloquear, gagueje abertamente, suavemente e facilmente; tente não forçar as palavras e, mais importante, lembre-se de falar devagar.
 
Não se preocupe com silêncios; eles ocorrem em todas as conversas. Concentre-se naquilo que tem a dizer, em vez de se preocupar com bloqueios. Seu propósito é comunicar, seja gaguejando ou não. Preste atenção nos momentos de fluência. Muitos gagos se esquecem dos momentos de fluência e se debruçam na gagueira. Saboreie sua fluência; faça outras ligações quando estiver se sentindo mais fluente; aproveite que já está no ritmo. Fala fluente traz confiança e confiança traz fala fluente.
 
Observar-se num espelho enquanto telefona pode ser útil, já que você poderá notar onde reside a tensão em seu rosto e outras partes do seu corpo. Se você perseverou em uma ligação difícil e a comunicação fluiu bem, elogie-se, adore-se e lembre a sensação gostosa que a ligação bem-sucedida lhe trouxe. 
 
 
 
AVALIAR A FORMA COMO VOCÊ AGIU
 
A maioria das pessoas, não apenas aquelas que gaguejam, às vezes fazem ligações quando não estão num momento tão fluente ou não conseguem passar sua informação adiante.
 
Se você sentiu que uma ligação em particular foi estressante e você gaguejou mais que o normal, tente esquecer. Adote uma posição positiva. Lembre que em outras conversas você gaguejará menos. Não é um desastre completo gaguejar e você pode aprender com cada experiência. Em casa, grave suas conversas telefônicas, se puder. Observe atentamente sua fala, especialmente a velocidade e o caminho que o levou a quaisquer bloqueios. Tente aprender com cada gravação e prepare uma estratégia para a próxima ligação. Fazer isto durante um período o ajudará a identificar problemas recorrentes e palavras problemáticas.
 
 
 
RECEBENDO UMA LIGAÇÃO
 
Esta é a área em que você tem menos controle. No entanto, mesmo aqui você pode encontrar meios de diminuir a pressão que pode vir a sentir. Sempre atenda a ligação no seu próprio tempo. Não corra para o telefone. De novo, tenha palavras-chave prontas: seu número de ramal, nome da empresa ou mesmo apenas seu nome. Use o que for mais fácil para você no momento.
 
Se você receber uma ligação perto de outras pessoas, concentre-se apenas na ligação. Aceite que outras pessoas podem ouvir e ver seu bloqueio, mas não permita que sua presença o distraia da ligação recebida.
 
Não tenha medo de silêncios logo no início da ligação, se você forçar e não sair a primeira palavra. É comum alguém atender ao telefone e não dizer nada, ou porque está finalizando uma conversa com um colega ou porque atendeu o telefone de outra pessoa e está esperando a pessoa voltar ao seu lugar.
 
A pessoa que está ligando talvez também gagueje. Seja paciente com outros, que podem estar tão ansiosos quanto você e, quem sabe, praticando alguns dos conselhos acima.
 
 
 
CONSELHOS GERAIS
 
Praticar o fará sentir-se melhor sobre usar o telefone;
 
Enfrente seu medo do telefone. Fale sobre este medo e sobre o que você pode fazer a respeito;
 
Tente estar ciente das situações nas quais você evita o telefone e, gradualmente, as encare. Faça o máximo possível de ligações, para praticar. Escolha usar o telefone, em vez de enviar e-mails;
 
Em casa, tente ser a pessoa que atende os telefonemas;
 
Admita abertamente que você gagueja. Isto pode ser muito difícil se você evitou falar do assunto a vida toda. Pratique falar sobre a gagueira. Muitos relataram que falar sobre a gagueira reduziu a ansiedade e o medo.
 
Observe e escute "não-gagos" usando o telefone. Ouça a falta de fluência e suas hesitações;
 
Dê aos outros o beneficio da dúvida. Se eles sabem que você gagueja então estão preparados para possíveis silêncios.
 
Finalmente, pratique, pratique e pratique. Não deixe que este pedaço de plástico moderno domine sua vida. É bem melhor usar o telefone e gaguejar do que evitar usá-lo.
 
Traduzido por Fernando Jefferson Pereira do texto adaptado e publicado pela British Stammering Association

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