Dicas e Artigos

Dicas para a saúde da voz do cantor

 

 

1.Mantenha se hidratado, bebendo pelo menos 3 litros de água na temperatura ambiente ao longo do dia.Durante ensaios e apresentações, molhe a boca a cada 20 minutos ou entre 4 ou 5 musicas, Se estiver com boca seca, pingue algumas gotas de limão na água para estimular a salivação.
 
2.Pratique exercícios físicos como alongamentos, caminhadas, bicicleta, mas evite falar enquanto estiver carregando peso.
 
3.Evite o álcool, o fumo e as drogas. Eles sãos os maiores inimigos da voz. Modere o consumo de cafeína.
 
4.As bebidas muito geladas ou muito quentes devem ser evitadas principalmente antes do canto.
 
5.Faca um período de repouso vocal antes e depois do uso intensivo ou prolongado da voz. O sono é um grande aliado.
 
6.Reduza o uso da voz em situações de saúde limitadas, especialmente nos casos de gripes, resfriados ou alergias das vias respiratórias.
 
7.Em caso de queixas vocais procure o otorrinolaringologista ou o fonoaudiólogo   especialista em voz. Nunca se auto medique. Vários medicamentos tem efeitos colaterais nas pregas vocais.
 
8.Procure consumir alimentos leves uma hora e meia antes de cantar. Evite condimentos, refrigerantes, comidas gordurosas, chocolate, leite e derivados. Invista nas saladas, carnes brancas, carboidratos, verduras e frutas.
 
9.Reconheça e evite as sensações de esforço vocal, ardência, intensidade sem apoio abdominal e tensão no pescoço durante a fala e o canto. 
 
10.O aquecimento da voz é essencial e indispensável antes de ensaios e apresentações, preparando, ajustando e alongando a musculatura vocal diminuindo a chance de fadiga e lesões.
 
11.O desaquecimento recupera os músculos, diminui o edema nas pregas vocais e auxilia no retorno ao ajuste da voz cantada para a voz falada. Deve ser curto e realizado após ensaios e shows.
 
12.Evite a competição sonora entre banda e cantor. Problemas na amplificação e equalização podem prejudicar a sua performance. Assegure-se que você vai se ouvir bem.
 
13.Mantenha boa postura durante o canto com queixo paralelo ao chão, permitindo assim, livre excursão da laringe no sentido vertical. Evite manter o queixo elevado, principalmente nos agudos, ou a cabeça inclinada para um dos lados.
 
14.Em estúdio, tempo é dinheiro. Siga um roteiro, hidrate-se bastante, evite mudanças bruscas de temperatura e se possível peca para elevar a temperatura na hora de gravar se ela estiver a baixo de 18 graus. Sua voz agradecerá.
 
15.Desenvolva e aprimore sua voz com aulas de canto. Caso perceba rouquidão, cansaço vocal, voz excessivamente grave, soprosa ou áspera procure primeiro orientação fonoaudiológica e otorrinolaringológica.
 
16.Economize a voz nos dias de shows. Fale o estritamente necessário, evite o uso do telefone e reduza sua permanência em locais barulhentos.   

novidades por email

Receba nossas novidades por email

entre em contato

Rua Barão do Rio Branco, nº 882, salas 406 - 409 Centro - Feira de Santana - BA
Fone: (75) 3614-1780

redes sociais

Twitter Facebook Flickr Linked in Instagram
Lince Web - Soluções Inteligentes
Copyright 2006 - 2019. Clínica Fonoclin.
Webmail