Dicas e Artigos

Fonoaudiologia e Micareta 2012

 

Fonoaudiologia e Micareta 2012

O QUE VOCÊ DEVE FAZER NOS CARNAVAIS FORA DE  ÉPOCA ?

CUIDADOS BÁSICOS COM A SAÚDE VOCAL E  AUDITIVA PARA A MICARETA 
 
Dicas para o FOLIAO, ARTISTAS e  a IMPRENSA
 
A voz é grata ao mínimo de cuidado que ela recebe. Portanto, fique atento as dicas de saúde vocal para que entre e saia da micareta com voz.  
Para favorecer a saúde e bem estar vocal, procure:
•   Investir na hidratação ingerindo pequenos goles de agua ao longo do dia. Pode-se consumir, também, bebidas isotônicas e agua de coco. 
 
 Manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitando alimentos pesados e muito condimentados, pois além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, essencial para a respiração;
 
 Cuidado com alimentos achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal e estimulam a formação do pigarro;
 
 Comer uma maçã antes do uso profissional da voz é uma boa pedida, pois  sua ação adstringente, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
 
  Evite uso excessivo de pastilhas e sprays quando estiver com a garganta irritada. Isto pode mascarar o sintoma vocal e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber. Quando o efeito anestésico cessa, a irritação na garganta aumenta.
 
   Enquanto estiver falando e /ou cantando, mantenha o alinhamento postural, principalmente entre o tronco e cabeça para evitar tensões desnecessárias no instrumento vocal. 
 
 Evite gritar ou falar com muita intensidade: sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar, evitando a competição sonora. Além disso, invista na articulação das palavras para não  sobrecarregar a região da laringe.
 
Cuidado com o pigarro excessivo e tosse continua – essa ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as. 
 
 
 Evite Fumar- O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente do cigarro agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar desde irritação, pigarro, edema, infecção ate doenças mais graves. É considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe.
 
O consumo de álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito anestésico, propiciando abusos vocais.
 
 Cuidado com o uso de roupas apertadas na altura do pescoço e na cintura, pois irá dificultar a livre movimentação da laringe e também a movimentação do diafragma, comprometendo a livre expressão da voz;
 
 Sempre que possível, utilize alguns horários do seu dia para descansar e relaxar. Tente poupar a sua voz em dias de apresentação ou uso prolongado. Desta forma, evite falar muito ao telefone ou se expor  em situações estressantes. 
 
 Ao acordar e levantar da cama espreguice e faça alongamentos corporais e na região do pescoço. A voz ficara mais solta e livre de tensões.
 
 Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal ao utilizar a voz profissionalmente. O Fonoaudiólogo especializado em voz ira auxilia-lo no condicionamento da sua voz.
 
 
CUIDADOS PARA PRESERVAR A SUA AUDIÇÃO  NESTA MICARETA
 
Siga estes conselhos:
 
• Evite exposição prolongada nas laterais do trio-elétrico, opte pela frente ou a parte de trás do caminhão.
 
• Evite usar headphones ou earphones com volume alto. Lembre-se que estes equipamentos são individuais e só você deve ouvir de maneira confortável.
 
• Use protetor auditivo individual caso trabalhe próximo à fonte sonora (cordeiros, técnicos de som, ajudantes de palco, seguranças, etc...).
 
• Reduza o tempo que você se expõe ao ruído principalmente se estiver com crianças.
 
• Se estiver resfriado, não assoe as duas narinas ao mesmo tempo, pressione um lado e depois o outro. 
 
• Não introduza objetos pontiagudos como palitos, grampos e até mesmo cotonetes para limpar ou coçar as orelhas. O cerume é um protetor. 
 
• Fique atento para a presença de zumbidos, “dor de ouvido”, coceira, secreção, sensação de orelha tampada e intolerância a sons intensos, pois estes sintomas podem indicar o início de um problema auditivo.
 
• Se perceber alguma alteração na sua audição, consulte um médico otorrinolaringologista, que saberá orientá-lo de maneira adequada.
 
Seja amigo da sua voz e cuide do seu ouvido! Procure um Fonoaudiólogo para orientação, encaminhamentos e tratamentos necessários. Ele estará perto de você!
 
*Texto elaborado pela fonoaudióloga:
Dra. Carolina Pamponet – CRFa 8633 BA

novidades por email

Receba nossas novidades por email

entre em contato

Rua Barão do Rio Branco, nº 882, salas 406 - 409 Centro - Feira de Santana - BA
Fone: (75) 3614-1780

redes sociais

Twitter Facebook Flickr Linked in Instagram
Lince Web - Soluções Inteligentes
Copyright 2006 - 2019. Clínica Fonoclin.
Webmail