Dicas e Artigos

Cuidados com a Voz no Inverno

 

Cuidados com a Voz no InvernoPor Fga. Carolina Pamponet - Fonoaudióloga CRFa 4-8633 Diretora técnica da clinica Fonoclin Feira de Santana- BA

Com a chegada do inverno o frio e o tempo seco se intensificam e trazem muitos resfriados e problemas vocais. É muito importante que pessoas que trabalham com a voz, principalmente como instrumento de trabalho, tenham o cuidado redobrado para evitar dores de garganta, rouquidão e outros problemas.

O inverno é um período do ano que favorece o aparecimento de alergias respiratórias que podem causar rinites, sinusites, faringites, laringites e asma.

Nesses quadros há irritação, inflamação e até edema da mucosa das vias aéreas superiores e inferiores o que prejudica muito a produção vocal.

A tosse ,espirros, pigarros agravam ainda mais o problema podendo levar à lesão de pregas vocais, principalmente se não houver os cuidados necessários com a voz.

Então preparei algumas dicas para você cuidar da sua voz durante o inverno :

• Devemos sempre fazer inalação com vaporizador com água quente para hidratar diretamente o trato vocal
• Beber bastante água regularmente em temperatura ambiente , em pequenos goles ; pois a agua hidrata indiretamente as pregas vocais e no período do inverno sentimos menos sede e esquecemos de nos hidratar ;
• Manter uma alimentação saudável e regular.
• Evitar achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal;
• Comer uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
• Evite gritar ou falar com muita intensidade: sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar. Quando estiver escutando música ou assistindo TV, abaixe o volume, evite competição sonora.
• Evite Pigarrear – essa ação provoca um forte atrito nas pregas vocais, irritando-as.
• Evite Fumar- O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente do cigarro agride o sistema respiratório e principalmente as pregas vocais, podendo causar desde irritação, pigarro, edema e infecção. É considerado um dos principais fatores desencadeante do câncer de laringe.
• Evite o consumo de álcool em excesso também é prejudicial para as pregas vocais e tem efeito analgésico propiciando abusos vocais.
• Evite balas ou pastilhas fortes quando estiver com a garganta irritada. Isso mascara o sintoma e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber. Quando o efeito da bala passa, a irritação na garganta aumenta.
• Evite ambientes com Ar condicionado – prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com conseqüente resseca o trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão.
• Evite falar em demasia em quadros gripais ou em crises alérgicas, pois o tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala passa a ser de forte agressão.
• Evite usar roupas apertadas na altura do pescoço e na cintura, pois irá dificultar a livre movimentação da laringe e também a movimentação do diafragma;
• Evite alimentos pesados e muito condimentados, pois além de provocar azia, má digestão e refluxo de secreções gástricas, dificulta também a movimentação livre do músculo diafragma, que é essencial para a respiração.
• Quando estiver com uma rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista e/ou um profissional em fonoaudiologia especialista em voz.

A prevenção vocal só depende da conscientização de cada pessoa, pois a voz é saúde e devemos preservá-la adequadamente.

novidades por email

Receba nossas novidades por email

entre em contato

Rua Barão do Rio Branco, nº 882, salas 406 - 409 Centro - Feira de Santana - BA
Fone: (75) 3614-1780

redes sociais

Twitter Facebook Flickr Linked in Instagram
Copyright 2006 - 2022. Clínica Fonoclin.
Webmail