Existem quatro estilos principais de aparelhos auditivos usados hoje em dia. Cada estilo oferece diferentes vantagens, dependendo do desenho, tamanho e tecnologia.
O menor aparelho auditivo disponível, a adaptação do microcanal é interna ao canal, tornando-o quase invisível. Benefícios incluem apelo estético, som mais natural, microfonia reduzida, menos oclusão (” sensação de falar dentro de um barril “), melhoria no uso do telefone e diminuição do ruído de vento. CICs são adaptáveis em pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.
Aparelhos auditivos intra-canais são feitos sob medida para serem adaptados no canal auditivo, tornando-os de difícil visualização. Intra-canais são adaptáveis para pessoas que possuem perda auditiva leve a moderadamente severa.
Meia concha são feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. Meia concha são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
Concha são aparelhos feitos sob medida para serem adaptados no ouvido externo, garantindo máxima performance e conforto. São maiores do que os meia concha e são indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda.
Um pequeno aparelho auditivo ligado a um tubo fino transparente que direciona o som dentro da orelha. Esta adaptação “aberta” é muito confortável e discreta. É indicado para pessoas com perda auditiva leve a moderada em altas frequências.
Os aparelhos auditivos retroauriculares são usados confortavelmente atrás da orelha enquanto os sons amplificados viajam através do tubo para um molde customizado que se adapta seguramente à orelha. Porque eles são maiores podem acomodar pilhas mais potentes e amplificadores maiores que permitem máxima amplificação. A maioria dos aparelhos auditivos retroauriculares são compatíveis com equipamentos acessórios e são indicados para perda auditiva leve a profunda.