A Fisioterapia em Neuropediatria tem como objeto de trabalho todas as alterações neurológicas congênitas ou adquiridas que possa interferir em um Sistema Nervoso Central ou Periférico em desenvolvimento. E, para isto, todo o seu estudo se baseia no desenvolvimento neuropsicomotor normal da criança.
Sendo assim, não é somente os indivíduos que tem uma patologia diagnosticada que se beneficiam, mas sim, todas as crianças e mesmo os pais, que necessitem de auxilio para otimizar seu desenvolvimento da criança. O que devemos ressaltar é que este desenvolvimento, apesar de ter seus marcos definidos, pode variar a forma de criança para criança.
Diversos problemas que atingem recém-nascidos, crianças e adolescentes exigem a atenção de um neuropediatra.
O atendimento em neuropediatria basaeia-se em:
- Estimulação precoce: Cabe ressaltar que a estimulação precoce pode ser necessária para todas as crianças, inclusive aquelas que não tiveram nenhuma afecção neurológica, por exemplo, os prematuros. É preciso compreender e saber que suas atividades motoras concorrem para o desenvolvimento do cérebro e são indispensáveis à organização do sistema nervoso. A a ausência de estímulos acarreta a perda definitiva de funções inatas.
- Psicomotricidade: enfoca a relação da motricidade com as funções psicológicas, educando o movimento ao mesmo tempo em que põe em jogo funções intelectivas. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal não são mais que manifestações motoras. A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão intimamente ligados na criança: a psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.
As abordagens são sobre a lateralidade, o esquema corporal, a estruturação espacial e a orientação temporal, a linguagem, as dificuldades escolares, faz também com que se tome consciência das relações existentes entre o gesto e a afetividade.
São tratadas na neuropediatria:
- Paralisia Cerebral
- Atraso psicomotor
- Má formação congênita osteomuscular
- Doenças neuromuscuares
- Distúrbios mentais e psicológicos
- Anomalias genéticas e cromossômicas
- Má formação congênita do SNC
- Entre outras...