A psicopedagogia é uma ciência que apoia a integração, de modo coeso, dos conhecimentos e princípios de diversas ciências humanas com a meta de adquirir uma extensa compreensão sobre variados métodos inerente ao aprendizado.
Sua importância no campo da psicologia educacional vem quebrando tabus e preconceitos. E cada vez mais os espaços estão se abrindo para esse profissional: O psicopedagogo (a).
Seu papel é atuar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do que ele está inserido. Seja atuando com a dislexia, disgrafia, problemas comportamentais, ou síndromes... Esse profissional exerce sua pedagogia de forma acolhedora, com o olhar do saber.
Sua formação consiste em especialização/MBA ou mestrado, a pessoa deve ser graduada nos cursos de Pedagogia ou Psicologia.
Os Pedagogos (as) quando buscam essa especialização estão em busca de respostas para os vários problemas psicológicos existentes hoje no ambiente escolar. E o (a) Psicólogo (a) busca essa parte pedagógica que está inserida nessa psicopedagogia. Ou seja, uma troca de olhares.