É uma profissão da área da saúde e de intervenção em saúde, educação e na esfera social reunindo tecnologias orientadas para favorecer a autonomia de pessoas que por razões, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas ou sociais, apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade na inserção e participação na vida social.
A Terapia Ocupacional tem como objetivo primordial promover a qualidade de vida das pessoas ou grupos, atendendo suas necessidades básicas para o exercício, com autonomia e independência de suas funções de produção, relacionamento e expressão.
Clínicas de Reabilitação, Consultório Particular, Hospitais Psiquiátricos, Penitenciárias, Empresas, Instituições Educacionais e Universidades.
O Terapeuta Ocupacional é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação e tratamento das disfunções de origem física, mental, social e do desenvolvimento, através do uso de atividades artesanais, artísticas, expressivas, profissionais e de auto manutenção. Este profissional busca avaliar as necessidades do sujeito em sua totalidade levando em consideração sua história de vida, interesses e características sócio -econômicas e culturais.Além disto, trabalha em conjunto com profissionais da saúde e da educação.
Quando a criança parecer desajeitada ou descoordenada em seus movimentos, tromba, derrama ou derruba as coisas. Quando apresentar dificuldade com habilidades motoras finas (usando uma ou ambas as mãos), apresentar atraso no desenvolvimento de certas habilidades motoras, tais como: agarrar bola, manejar faca e garfo, abotoar a roupa e escrever. Dificuldades na organização do dever de casa ou mesmo do espaço da página. Apresentar dificuldade para completar o trabalho dentro de um espaço de tempo normal.
Quando não conseguir desempenhar as AIVDS (atividades instrumentais da vida diária, alimentar-se, vestir-se, banhar-se dentre outras atividades.) Dentre outros aspectos que serão avaliados por um Terapeuta Ocupacional com formação superior e com conhecimento na área pediátrica.